Reflexão com a frase do livro de Kafka, na Colônia Penal: “culpa é sempre indubitável”

bino biasutti
2 min readSep 1, 2021

--

Na frase de destaque “a culpa é sempre indubitável”, o significado da palavra indubitável, é não ter dúvidas, sem argumentação ao culpado. Nós seres humanos habituamos culpar outrora sobre nossos erros, por vezes, parece normal, arranjamos desculpas para tudo, em suma, o livro Na Colônia Penal de Franz Kafka nos faz refletir em vários aspectos pessoais.

A sensatez de reconhecer o erro é gloriosa, pois somos parcial para errar, somos seres humanos. Entretanto, somos levados a culpar outrora por nossas falhas. Esse direcionamento, adiciona co-autores, é partilhar o que não devemos. A glória em reconhecer, nos faz crescer como seres humanos, aprendemos, acertamos, somos possíveis em falhar novamente. Enquanto não enraizar o aprendizado, haverá repetições.

Porque sempre temos desculpas pelos erros ? Há uma hipótese. O medo de assumir, ser apontado pelo ato falho, algumas vezes insubstituível, sem acerto. Ser responsável. A responsabilidade é um peso para determinados instantes da vida, contudo, é digno para o ser. Reconhecer e acreditar na mudança e no aprendizado.

A obra de Franz Kafka, Na Colônia Penal, tem os principais protagonistas: soldado, visitante e o coronel, este último que fabricou uma máquina para os culpados. O soldado é responsável pela execução e o visitante está estudando a realização da execução. O réu é sempre culpado sem questionar, todavia, no meio da história o visitante inicia perguntas para outrem ter direito de defesa. Destarte, o anfitrião foi embora, com questionamentos ao comandante, sobre o dito indubitável.

Diante disso, precisamos aprender a ser responsáveis por nossos atos e ações, reconhecer nossas falhas e erros. Ter consciência que faz parte do ser humano: errar e aprender, em algum momento seremos sublimes.

(bino)

--

--